Blog posts

A Carreira Cristã.

A Carreira Cristã.

Notícias, Palavras que edificam

Em está publicação vamos abortar o tema sobre a carreira cristã. Paulo deu seu testemunho em 2 Timóteo 4:7 que havia completado a carreira, vamos aprofundar um pouco mais sobre este tema. Hebreus 12:1 nos fala que quando cremos no Senhor Jesus, é colocado diante de nós uma carreira e devemos completa-la. Ela foi estabelecida por Deus e se trata de uma carreira espiritual, não visível aos olhos naturais, mas que é percebida apenas pela fé (Hb 11:1, 27).

Nessa carreira devemos ter a consciência de que há muitas testemunhas ao nosso redor, conforme relatado em Hebreus 12. Deus, anjos, Satanás, anjos caídos, demônios, vizinhos, amigos, companheiros, família, irmãos em Cristo e muitos outros olhando para nós enquanto vivemos nossa vida cristã. Alguns são testemunhas positivas, que desejam nosso avanço, como próprio Deus e os irmãos. Estes desejam que corramos rápidos, constantemente e sem esmorecer. Há também testemunhas negativas, como Satanás, principados e demônios, que desejam nos enfraquecer, desanimar e até mesmo nos fazer desistir de correr. Para estes, quanto mais essa corrida demorar para acabar, melhor, pois terão mais tempo para trabalhar na terra. Portanto jamais devemos pensar que essa carreira é uma questão apenas nossa, pois há muitos acompanhando nossa corrida com grande expectativa, como uma torcida. Nunca estaremos sozinhos, e a nossas ações ou omissões, serão sempre acompanhadas por essa grande nuvem de testemunhas. Podemos pensar que ninguém saberá se lemos ou não a bíblia, ou com que frequência oramos. Contudo essa tão grande nuvem de testemunhas que nos rodeia está atenta a cada passo nosso e tudo acompanha, pois, o desfecho dessa corrida afetará diretamente a eles e todo universo.

Este texto de Hebreus 12 ainda nos alerta que há dois problemas em nossa carreira: o peso e o pecado, dos quais devemos nos desembaraçar. São obstáculos que nos enredam e impedem de completar a carreira. O pecado é um tropeço para nós. Ele tenazmente nos assedia, ou seja, está sempre tentando nos abraçar para nos fazer tropeçar, cair e parar de correr. Satanás jamais nos dá trégua. Ele não tem feriado nem tira férias para deixar-nos livres. No entanto há cristãos que tiram dias de folga do relacionamento com Deus, alegando que estão ocupados de mais para ler a Bíblia ou orar. Isso é um grande perigo, pois o pecado tenazmente os assedia a todo momento. Por causa da iniquidade que vem se multiplicando, muitos perdem a consciência do pecado, caíram e já não estão correndo. Se não cuidarmos, isso pode ocorrer conosco. Precisamos constantemente da palavra de Deus, que é luz para os nossos caminhos e nos traz a referência do que é ou não aprovado por Ele (Sl 119:9, 11, 105). Se pecarmos, não podemos permanecer dominados pelo pecado, mas imediatamente devemos voltar-nos ao Senhor, arrepender-nos e confessar nosso erro, pedindo perdão a Deus e aplicando o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado (1 Jo 1:7, 9). Então devemos nos levantar e continuar correndo.

O peso, por sua vez, é algo que faz com que a nossa velocidade nesta corrida diminua. Não nos faz para de correr, como o pecado, mas passamos a correr mais devagar. E a razão pela qual muitos se cansam espiritualmente. Eles não têm forças para ir à igreja, mas para o lazer estão cheios de energia. Não se trata de cansaço físico, mas espiritual. Não pararam totalmente a carreira, mas já não estão correndo. São distrações, passatempos e tantas outras coisas, aparentemente inofensivas, que atrasam nossa chegada à linha final e a volta do Senhor. Quanto mais peso carregarmos, mais devagar correremos. Todos devemos considerar com que intensidade temos vivido a vida cristã, seja na busca pessoal da Palavra e oração, seja indo à igreja ou na evangelização. Se a velocidade foi reduzida, é sinal de que estamos acumulando e carregando peso.

Em Lucas 21:34 o Senhor Jesus nos deixou um alerta, de não nos preocupar-nos com tantas coisas desta vida que faz com que nosso coração se encha de carga e nossa velocidade espiritual diminua. Todos precisamos considerar seriamente esses dois obstáculos, sob pena de nossa corrida ser um fracasso.

Deus está fazendo um chamamento para mudarmos nossa maneira de correr. Para que nos desembaracemos do peso e do pecado, necessitamos da experiência viva com a Palavra e da revelação de Cristo em nosso interior diariamente. Busquemos a luz de Deus para nos despojar de todo peso e aumentar nossa velocidade. Quanto mais leves estivermos, mais rápidos correremos até a linha de chegada!

Leave a Comment